quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Desemprego em outubro cai para melhor taxa no ano: Diferente dos países "ricos" Brasil tem Pleno Emprego

Edição247-Divulgação:

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – A taxa de desemprego ficou em 5,2% em outubro deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a menor taxa desde dezembro de 2012, que havia sido de 4,6%.

O índice é também inferior ao registrado em outubro de 2012 (5,3%). Em setembro deste ano, a taxa havia sido de 5,4%. Os contingentes de pessoas empregadas (23,3 milhões de pessoas) e desempregadas (1,3 milhão) em outubro deste ano mantiveram-se praticamente estáveis em relação ao mês anterior e a outubro de 2012.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,9 milhões) ficou estável em relação a setembro, mas cresceu 3,6% na comparação com outubro do ano passado.

Entre as categorias profissionais, a única queda na oferta de postos de trabalho, na comparação com outubro de 2012, foi observada entre os serviços domésticos (-8,6% ou 127 mil postos de trabalho).

Em Porto Alegre, taxa de desemprego para 3% em outubro (PLENO EMPREGO), a menor desde que a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) começou a ser feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Em setembro, a taxa era de 3,4%.
 
O valor é também o menor entre as seis capitais em que o IBGE faz a análise. A média nacional de desemprego da pesquisa divulgada nesta quinta, dia 21, é de 5,2% – Salvador tem o maior índice, com 13,4%.
 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra: ainda muito preconceito

Zumbi_dos_palmares.jpg

 Herói da raça

Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado do Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim. (leia AQUI)
 
Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e voltou para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Tornou-se líder da comunidade aos 25 anos, se destacando pela habilidade em planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.
 
No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade ficou totalmente destruída. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi denunciado por um antigo companheiro.
 
Em 20 de novembro de 1695, o líder negro foi capturado e morto, aos 40 anos de idade.
 
Pois é, mesmo tendo esta data para comemorar seu maior herói, Zumbi, os negos no Brasil, que já somam 51% da população, ainda sofrem com a discriminação. Ainda não estão totalmente engajados na vida pública. Aos negros e negras são dados os salários mais baixos e, normalmente, não ocupam os melhores cargos.
 
O preconceito ainda é muito forte mas, aos poucos, com as políticas de inclusão, vão conquistando seus espaços e o respeito.
 
Mas ainda vai demorar para que nós tenhamos uma sociedade mais igualitária.
 
Esperemos então... 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Chora urubuzada: IPCA-15 sobe 0,57% em novembro e acumula 5,78% em 12 meses, abaixo do esperado.

A elite e a oposição, capitaneados pela mídia, lançaram uma campanha ferrenha contra o governo Dilma, principalmente focado na questão econômica. As contas públicas e a inflação são o alvo preferido dos economistas ouvidos como "especialistas".
 
Mas a cada dias, estas previsões catastróficas, como déficit fiscal e inflação em descontrole, só tem dado com os burros n'água.
 
Pois sai mais uma prévia da inflação oficial e, para o desespero dos arautos do caos e, ainda pressionado pelos preços de alimentos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acelerou a alta a 0,57 por cento em novembro sobre o mês anterior, mas o número veio abaixo do esperado pelo mercado. (leia AQUI) O resultado ficou abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters, cujas medianas das projeções apontavam alta mensal de 0,65 por cento e de 5,87 por cento no acumulado em 12 meses.
 
Outro dado importante para a economia e para o governo é que, a arrecadação de outubro bate recorde e ultrapassa a marca de 100 bilhões de Reais. O que demonstra a robustez da economia nacional e que, o Brasil, não dá ouvidos aos urubus.
 
Em uma pesquisa encomendada pelo CDL de Porto Alegre, com vistas as vendas de fim de ano, neste Natal, os consumidores pretendem gastar com presentes, 30% a mais que no anos de 2012.
 
É nada mais do que a confiança do brasileiro nos rumos da economia e no próprio governo.
 
Tanto é assim que, na pesquisa IBOPE/Estadão para a eleição presidencial de 2014, a presidenta Dilma, não somete aparece em primeiro lugar, como vence seus adversários em primeiro turno. 
 
Se a elite, que não suporta um governo trabalhista, desde o tempo de Getúlio Vargas, quiser vencer Dilma e o PT, terão de inventar muito mais problemas fictícios para o país, pois o que se vê por enquanto, é que nada do que preveem, aconteceu, quer dizer, somente aconteceu na cabeça dos "especialistas".



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Falta de planejamento urbano: Porto Alegre em baixo d'água

(Ronaldo Bernardi/Agencia RBS)

Porto Alegre amanheceu com uma torrencial chuva que, segundo as estimativas, foi o equivalente a quase a metade do que é esperado para o mês de novembro.
 
E, como era de se esperar. os alagamentos e as inundações dos cursos d'água, se multiplicam em uma cidade que não planeja a ocupação do seu espaço. Um dos grandes desafios para uma cidade como Porto Alegre, é o sistema de drenagem que, invariavelmente nunca funciona quando a chuva é mais abundante.
 
A impermeabilização do solo e uma drenagem mal dimensionada, causam transtornos e prejuízos, pois a primeira acarreta uma aceleração e o aumento da vazão do escoamento das águas da chuva e, a segunda, não suporta o volume deste escoamento. Mais o descaso das pessoas, que não dão um destino adequado aos seus resíduos, os transbordamentos e alagamentos tendem a se agravar. Segundo o Prof. Carlos Tuccci (AQUI), do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, "o aumento e a magnitude das enchentes se dá ao devido a ocupação do solo com superfícies impermeáveis e condutos de escoamento mal dimensionados. Adicionalmente o desenvolvimento urbano pode produzir obstruções ao escoamento como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções junto a condutos e o assoreamento." 

Rua Silva Só com Avenida Ipiranga:imagem 2


Arroio Dilúvio é um exemplo do que digo. A maior bacia hidrográfica de Porto Alegre, que teve seu curso retificado no início das década dos anos sessenta do século passado, tem pontes que foram mal projetadas, com altura inferior ao que seria necessário para dar vazão em eventos como este de hoje.

Nas fotos de Zero Hora (AQUI) vemos o resultado da falta de planejamento quanto a drenagem em Porto Alegre, que agrava os problemas de alagamentos em dias de muita chuva.
 
E o pior, todos são prejudicados, mas quem sofre mesmo são os pobres, que moram em áreas impróprias, onde os riscos de alagamento são constantes. Uma pena.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Emissões de gases-estufa no Brasil em 2012 foram as menores em 20 anos

 
Sim, pois como para toda a atividade realizada pelo homem existe um impacto, por menor que este seja, não existe o que se insiste em dizer: desenvolvimento sustentável. Isso é uma falácia.
 
O que se pode fazer é diminuir os impactos causados a natureza e ao ambiente em que vivemos.
 
Um destes impactos é a emissão de CO² que causam o aumento do Efeito Estufa. Além da queima dos combustíveis fósseis, que são um dos grandes contribuintes para as mudanças climáticas causados pelo aquecimento da temperatura do planeta, o desmatamento é outra grande causa.
 
Uma boa notícia para nós brasileiros, dá conta que em 2012 (leia AQUI) , o Brasil emitiu a menor quantidade de gases-estufa em 20 anos: 1,48 bilhão de toneladas de carbono equivalente. A redução se deu principalmente devido à diminuição do desmatamento na Amazônia.
 
No período entre 1990 e 2012, as emissões brasileiras cresceram 7% --bem abaixo da média mundial, que foi de 37%, chegando ao nível recorde de 52 bilhões de toneladas de carbono equivalente.
 
Os números são de uma iniciativa inédita (AQUI) para estimar a quantidade de gases-estufa emitida no Brasil. Lançado nesta sexta-feira, o SEEG (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa) é um esforço do Observatório do Clima, um coletivo de ONGs ligadas ao meio ambiente que se debruçou sobre os dados mais recentes sobre o tema no país.
 
A redução é benéfica para a Amazônia e para o planeta, pois além da preservação da biodiversidade, também contribui para a diminuir o agravamento do aquecimento global. Sim, porque parar, somente se pararmos com tudo.  

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Voce sabe de onde vem seus alimentos


Para quem ainda não viu, uma boa fonte de inspiração para embalar essas propostas de políticas públicas é o vídeo-documentário “Você sabe de onde vêm seus alimentos?”, uma produção de pouco mais de oito minutos, do coletivo Aura, que conta um pouco da história da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), que acontece desde 1989, na rua José Bonifácio (ao lado do Parque da Redenção), em Porto Alegre.
 
Criada no dia 16 de outubro de 1989, numa iniciativa da Cooperativa Coolmeia para marcar o Dia Mundial da Alimentação, a feira fez de Porto Alegre uma das primeiras cidades brasileiras a ter um espaço de comercialização de produtos ecológicos desta dimensão, após a hegemonia da chamada Revolução Verde nos anos 1970. Hoje, 149 famílias divulgam suas práticas agroecológicas e comercializam seus produtos todos os sábados, das 7 às 13 horas.

Ir à Feira aos sábados a muito tempo é um hábito que não deixo de lado.
 
Frutas, hortaliças, legumes e verduras... sem faltar o arroz integral, tudo isso eu busco na Feira da José Bonifácio.
 
Com certeza quem comer os produtos vendidos lá, vai sentir a diferença no sabor, no preço e na qualidade.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o povo aprova o Mais Médicos.

 
Levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) - leia AQUI , encomendado ao Instituto MDA, revela que 84,3% aprovam o programa Mais Médicos, do governo federal. De acordo com a mostra, divulgada nesta manhã, 66,8% acreditam que os médicos estrangeiros estão capacitados para atender a população brasileira.
 
Em julho, a mesma pesquisa apontou aprovação do Mais Médicos de 49,7% da população. Em setembro, esse percentual subiu para 73,9%, alcançando 84,3% em novembro. O levantamento mostra também que o programa tem a desaprovação de apenas 12,8% da população. Entre os entrevistados, 13% consideram que o programa cumpre totalmente os objetivos para os quais foi criado, enquanto 46% declararam que ele cumpre apenas em parte.
 
A iniciativa tem como objetivo levar médicos – brasileiros e estrangeiros – a regiões carentes e com déficit de profissionais da saúde em todo o País. Logo que foi anunciado, o programa recebeu duras críticas da classe médica, que argumentou que não faltavam médicos no território brasileiro e condenaram a qualificação de profissionais estrangeiros, especialmente os cubanos.
 
Os números da pesquisa comprovam que a campanha dos conselhos regionais de medicina e sindicatos contra o Mais Médicos, o que resultou em protestos em municípios de todas as regiões, não funcionou. Segundo o ministério da Saúde, 2.167 médicos estrangeiros desembarcaram no Brasil no final de outubro, que, ao se juntarem ao grupo de 1.499 profissionais já em atendimento, atenderão 13 milhões de brasileiros.
 
Na avaliação dos que responderam à pesquisa, a saúde (87,4%) é a ação pública que mais precisa de melhorias. Em seguida estão educação (49,7%), segurança (34,3%), emprego (13,3%), habitação (5,5%) e transporte (3,9%). A política é apontada como a área que mais precisa de reformas. Foram entrevistadas 2.005 pessoas, em 135 municípios de 21 unidades da Federação, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais.
 
Como já havia dito AQUI, a credibilidade da mídia em queda livre, com seus "colunistas", não fazem mais a cabeça do povo. Bateram... bateram... no Programa Mais Médicos, mas o povo viu que é bom ter um médico estrangeiro, do que não ter nada. 

Fotos da Nasa revelam 'luzes estranhas' nas Malvinas



Uma reunião da NASA em dezembro de 2012 mostrou ao mundo uma das imagens espaciais mais impressionantes já vistas: um mapa de luzes que mostra como é o planeta durante a noite. Após quase um ano estudando a imagem, o ponto de destaque curioso foi a concentração de luz entre a Argentina e as Malvinas. Para surpresa de todos, o local é marcado pela extrema presença de barcos de pesca, o que faz o estranho fenômeno acontecer. (Leia AQUI)
 


No detalhe é possível ver as "estranhas" concentrações de luz nas Malvinas.

Em comunicado, a própria NASA se mostra surpresa e explica o fenômeno: "Não são assentamentos humanos e não há incêndios ou plataformas de gás no local. Mas há uma enorme quantidade de barco, milhares deles que tem luzes muito potentes para atrair seus alvos para a superfície".
 
Se algumas pessoas pensaram em "força extraterrestre" ao observas a estranha concentração de luz, a NASA chama a atenção para o problema ambiental que é flagrado neste local: milhares de barcos pescam ilegalmente nas Malvinas, já que o número de luzes excede e muito o número de embarcações legalizadas do local.



A presença de barcos ilegais coloca em risco o ecossistema local, já que milhares de baleias, focas e pinguins que vivem na região são dependentes de peixes locais para se alimentarem. Com a grande presença de pescadores, a comida fica escassa e diversas espécies estão morrendo no local.

Pesquisa CNT/MDA: Dilma vence no primeiro turno

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR: Ceará-Mirim - RN, 02/10/2013. Presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de formatura de 4.500 alunos do Pronatec e de inauguração de três novos campus do IFRN: Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 
Ao que parece, mesmo com toda a campanha feita contra o governo, com a mídia a favor da oposição, a situação da presidenta Dilma em relação a sua reeleição em 2014, é muito favorável.
 
O Estadão publica:
 
Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebe mais intenções de voto no cenário em que a ex-ministra Marina Silva não está entre os candidatos à Presidência, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o MDA Pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, 7. Em um eventual segundo turno, a presidente venceria qualquer candidato.
No cenário com Marina, Dilma tem 40,6% das intenções de voto e Marina, em segundo lugar, tem 22,6%. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), fica em terceiro lugar, com 16,5% dos votos. A ex-ministra filiou-se ao PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que no momento é o provável candidato da sigla.
No cenário mais provável, em que Dilma disputa contra Aécio e Campos, a presidente se sai melhor e recebe 43,5% das intenções de voto. O tucano fica em segundo com 19,3% e Campos em terceiro, 9,5%. Não é possível fazer uma comparação com a pesquisa anterior, de setembro, porque não havia um cenário idêntico a esse.
Foram entrevistadas 2.005 pessoas, em 135 municípios das cinco regiões do País, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%.
Segundo turno. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 45,3% das intenções de voto, contra 29,1% da ex-ministra Marina Silva em um eventual segundo turno. Em setembro, na sondagem anterior, Dilma tinha 38,2%, contra 30,5% da Marina.
Quando o rival é o senador Aécio Neves, Dilma seria reeleita com 46,6%, contra 24,2% do tucano. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 39,6% e Aécio, 26,2%.
Contra Campos, a presidente tem a maior vitória: 49,2% contra 17,5%. Antes, o resultado era, respectivamente, 42,1% contra 17,7%.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Midia em queda livre




Uma por causa do acesso a outras formas de buscar a informação, como a Internet, outra por esta mídia, muito mais como um partido político, manipular a informação, causando muita desconfiança.

Pois uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas provou esta desconfiança em relação aos meios de comunicação: TVs não têm a confiança de 71%, mais, portanto, que a polícia, e a imprensa escrita de 62%.

 

A pesquisa também buscou dados para outras instituições:
 
Em segundo lugar nas pesquisas, a população está confiando menos na polícia, segundo dados do 7º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados ontem. O levantamento mostrou que 70,1% dos brasileiros ouvidos na pesquisa não confiavam na polícia no primeiro semestre de 2013, contra uma taxa de 61,5% no mesmo período do ano passado.

 No primeiro semestre de 2013, a instituição da qual a população mais desconfiava eram os partidos políticos (95,1% dos brasileiros desconfiam), seguida do Congresso Nacional (81,5%). Com índice melhor que as polícias, aparecem a Igreja Católica (50,3% desconfiam) e as Forças Armadas (34,6%).
 
Os dados foram produzidos a partir da pesquisa índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e fazem parte do Anuário. Foram coletados junto a 3.300 brasileiros de oito estados brasileiros por semestre.

O Anuário selecionou, da pesquisa, essas cinco instituições. O índice de desconfiança de todas elas aumentou na comparação do primeiro semestre de 2012 para o mesmo período desse ano. No caso dos partidos políticos, o índice de desconfiança  ficou em 1,2 ponto percentual. O do Congresso cresceu 2,6 pontos percentuais, o da Igreja Católica subiu 7,8 pontos percentuais e o das Forças Armadas, 9,9 pontos percentuais.

Estou de volta ao Blog.



Bom dia a todos.

Por motivos profissionais, fiquei fora do ar por um mês.

É que saí do meu emprego na CORSAN, onde fiquei por doze anos, para assumir o cargo de geógrafo no Estado do Rio Grande do Sul.

Não fui indicado ou cedido não.

Ingressei através de Concurso Público.

Vou agora, reiniciar as atividades aqui no Blog.

Com a minha ótica de ver o mundo, a política, meio ambiente e o dia a dia.