segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pesquisa: Demanda por água superará a oferta até 2030



Segundo estudos recentes, a água será mais vaiosa do que podemos imaginar. Tratada com descaso, a água com qualidade está prestes a se tornar quase que inatingível pelas populações, pois atualmente, 50% dos mananciais já estão comprometidos pela popuição.

Estudo divulgado por Oracle Utilities (leia AQUI) revela que 39% dos executivos de nível sênior das empresas públicas de abastecimento de água acreditam que o risco da demanda por água ultrapassar a oferta é “altamente provável” ou quase certo. Este cenário indica a necessidade de uma mudança expressiva na gestão e produção dos suprimentos de água.

O relatório “Water for All?” concluiu que o comportamento de consumo não responsável de água é a maior barreira para atender às demandas futuras (45%). Um terço dos participantes da pesquisa também apontou as mudanças climáticas (34%) e baixas tarifas, que desestimulam novos investimentos (33%), como os impedimentos importantes.

A necessidade de enfrentar esses desafios estimula a inovação no setor de abastecimento de água. Tanto em países desenvolvidos como nos em desenvolvimento, as empresas públicas de distribuição de água estão implementando tecnologias que aumentam a eficiência, como dessalinização, sensores de rede e medidores inteligentes, e que ajudam a moderar a demanda e solucionar estes temas com mais eficiência.

Realizado pela Economist Intelligence Unit, o relatório entrevistou 244 executivos sêniores de empresas públicas de abastecimento de água em 10 países – Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Índia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Quem viver verá!

Nenhum comentário: