Documentário mostra que dieta açucarada e gordurosa faz criança ter coração de idoso.
Existe um antigo provérbio chinês que diz que "o homem morre pela boca"...
Sim, a alimentação ou, a má alimentação, é a causa de inúmeras doenças crônicas da população mundial.
Mas o que muita gente talvez não saiba é que, as doenças crônicas, que geralmente acomete as pessoas acima dos cinquenta anos, começa a afetar também as crianças.
Yan, 4 anos, obeso, cardiopata e com insuficiência pulmonar (leia AQUI), mora no interior do Amazonas. Ele se joga no chão para comer salgadinho antes do almoço, mas perde o ar durante a malcriação.
O pai cede a guloseima e come junto com a criança. A birra é infantil, mas a falta de fôlego sugere que o coração e o pulmão já são típicos de um idoso.
O menino é um dos personagens do documentário Muito além do peso, que acaba de estrear nas salas de cinema do Brasil. Percorrendo as histórias de crianças brasileiras com excesso de peso – todas com quadro clínicos de doenças crônicas que no passado só apareciam após os 60 anos – a obra estimula a reflexão sobre a maior epidemia infantil da história, a obesidade.
Este é o capitalismo, que faz das crianças inocentes o seu alvo preferido.
Que você pensa a respeito?
O documentário coloca a indústria alimentícia e a publicidade infantil como dois dos principais motivos para explicar o aumento da obesidade na infância. Os brinquedos que são entregues junto com os lanches nas grandes redes de fast-food, a utilização de personagens infantis nas embalagemns de biscoitos recheados e chocolates, além das peças publicitárias que dizem “ser mais felizes” aqueles que consomem uma marca de refrigerante foram apontados pelos especialistas entrevistados no filme – e pelas próprias crianças participantes do documentário – como os responsáveis pela alimentação maléfica e engordativa.
Este é o capitalismo, que faz das crianças inocentes o seu alvo preferido.
Que você pensa a respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário