quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dinheiro virtual: BCs de desenvolvidos agem para evitar crise de liquidez


Em matéria publicada hoje (AQUIAQUI) divulaga que os bancos centrais de algumas das maiores economias do mundo anunciaram nesta quarta-feira um programa de ação coordenada destinada a apoiar o sistema financeiro global.

O Fed (EUA), o Banco Central Europeu, o Banco da Inglaterra e os bancos centrais de Canadá, Japão e Suíça estão envolvidos no projeto.

A cooperação, de início oficial em 5 de dezembro, terá como foco ajudar empresários e pessoas físicas a terem mais acesso a crédito.

Os bancos centrais planejam baratear a compra de dólares americanos por parte de bancos comerciais, para que estes tenham mais acesso a fundos quando assim precisarem.

O anúncio do projeto provocou altas nos mercados de ações; para analistas, a medida pode ajudar a aliviar as pressões sobre o sistema financeiro global.

Como se sabe, se todos fôssemos ao banco retirar o noss dinhero depositado neles, não haveria notas nem para um terço dos valôres devisdos aos correntistas. O sistema financeito mundial vive de especulação e de "dinheiro virtual". São valôres que somente existem no papel ou nas telas dos computadores das bolsas de valores.

Na ânsia de reverter o irreversível, os mercados precionam os bancos centrais para liberar mais dinheiro (de verdade) para cobrir os rombos que decorrem das transações financeiras especulativas.

Sem uma solução política para a crise, o mundo se vê diante de quase uma insolvência do seitema financeiro guiado pelo sistema capitalista. De nada adianta os burocratas, que somente pensam em números, buscar uma solução. Pois se esquecem, como se brinca, de combinar com os russos (o povo).

E mais... dinheiro não dá em árvore!

Nenhum comentário: