quinta-feira, 28 de junho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
A propriedade privada e o bem estar social: Uma interminável luta de classes.
O golpe:
Uma juíza (leia AQUI) determinou uma ordem de busca e apreensão a pedido do empresário colorado Blas M. Riquelme, para resguardar sua suposta propriedade privada. A ação é coordenada pela promotoria e termina com a morte de 18 campesinos e policiais. No lugar, que depois a própria imprensa indicaria que eram terras públicas usurpadas por Blas M. Riquelme, havia menos de 50 pessoas no momento do massacre.
O resto é história. Nesse mesmo dia, Fernando Lugo substituiu Carlos Filizzola (da Frente Guasú) no Ministério do Interior pelo colorado, ex- Procurador Geral do Estado, Rubén Candia Amarilla, responsável por mais de 1000 denúncias de movimentos sociais e vinculado a Camilo Soares, ex- Secretário de Emergência Nacional, acusado por malversação e membro do primeiro círculo de Fernando Lugo. Na segunda-feira, 18 de junho, a Frente Guasú expressou seu desacordo com dita designação, junto com o Partido Liberal Radical Autêntico (partido de Federico Franco e Francisco Rivas) e, para mais desconcerto, a própria Associação Nacional Republicana, Partido Colorado, criticou sua nomeação.
Na quinta-feira, 21 de junho, a Câmara de Deputados aprovou a abertura de um processo político contra Fernando Lugo. No dia seguinte, 22 de junho, o Senado aprovou em tempo recorde o afastamento do presidente.
Outra coisa importante para se entender um pouco o de ocorre hoje e, talvez, sempre ocorreu no Paraguai, é entender a sua história. Um país poderoso, derrotado e aniqulado em uma sangrenta guerra com o apoio interessado da Inglaterra, onde, Argentina, Brasil e Uruguai, se uniram, e formaram a Tríplice Aliança, para defender os interesses do império na Guerra do Paraguai.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, junho 27, 2012 0 comentários
terça-feira, 26 de junho de 2012
Regulação da mídia (Ley de Medios, ou Lei dos Meios): Onde nacem as crises políticas?
Postado por Mario Rangel às terça-feira, junho 26, 2012 0 comentários
Em editorial da Folha de São Paulo, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) apóia o golpe no Paraguai... Eles sempre apóiam os golpes...
"
Postado por Mario Rangel às terça-feira, junho 26, 2012 0 comentários
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Um golpe de novo tipo contra Lugo
O que foi tentado contra Lula, na época do chamado mensalão –que por escassa margem de votos não teve o apoio da OAB Federal numa histórica decisão do seu Conselho ainda não revelada em todas as suas implicações políticas – foi conseguido plenamente contra o Presidente Lugo. E o foi num fulminante e sumário ritual, que não durou dois dias. Não se alegue, como justificativa para apoiar o golpe, que a destituição do Presidente Lugo foi feita “por maioria” democrática, pois a maioria exercida de forma ilegal também pode ser um atentado à democracia. É fácil dar um exemplo: “por maioria”, o Poder Legislativo paraguaio poderia legislar adotando a escravidão dos seus indígenas?
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, junho 25, 2012 1 comentários
Lugo foi sumariamente deposto por ato que durou 48 horas: Um golpe de estado?
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, junho 25, 2012 0 comentários
sexta-feira, 22 de junho de 2012
A democracia em risco no Paraguai: O poder contra o povo.
Uma pessoa acha que algo é muito bom... mas outra vai achar completamente o contrário.
Idiossincrasias.
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, junho 22, 2012 0 comentários
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Dilma abre a Rio+20
Dilma abre a Rio+20
Mais adiante falaremos a respeito. Mas de qualquer forma, de ante-mão, penso que pouco ou quase nada será decidido em favor da vida.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, junho 20, 2012 0 comentários
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Essa é prá matar... literalmente: RS usa mais agrotóxicos que a média nacional
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, junho 18, 2012 0 comentários
Os Estados Unidos não é tudo aquilo de bom, não mesmo...
A maioria dos pessoas acredita que os Estados Unidos da América seja um país verdadeiramente livre. Um país em que as pessoas têm acesso a tudo que é oferecido pelo capitalismo e pelo liberalismo. Onde a democracia é um bem de todos os seus cidadãos e que, a justiça é plena e vivida por todos, pobres ou ricos, pretos ou brancos.
6. Os EUA foram fundados sobre o genocídio de 10 milhões de nativos. Só entre 1940 e 1980, 40% de todas as mulheres em reservas índias foram esterilizadas contra sua vontade pelo governo norte-americano.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, junho 18, 2012 0 comentários