quinta-feira, 29 de março de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Petroleiros tentam cancelar concessão da Chevron na Justiça
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 28, 2012 0 comentários
Lixo espacial deixa astronautas de estação em alerta: sujamos a terra, a água, o ar... e o espaço sideral.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 28, 2012 0 comentários
Senador Demóstenes Torres: o vestal da moralidade e sua imoralidade.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 28, 2012 0 comentários
terça-feira, 27 de março de 2012
A globalização e a "desindurtrialização" no Brasil: um caminho sem volta?
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 27, 2012 0 comentários
Nem vitrine de 4 anos a frente do executivo dá vantagem a Fortunati na corrida eleitoral em Porto Alegre.
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 27, 2012 1 comentários
segunda-feira, 26 de março de 2012
Você quer um lugar para morar?
Veja mais fotos AQUI
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 26, 2012 0 comentários
A fumaça dos aviões mata mais que os acidentes aéreos.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 26, 2012 0 comentários
Feliz aniversário Porto Alegre.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 26, 2012 0 comentários
segunda-feira, 19 de março de 2012
Comércio mundial de armas cresceu 24% nos últimos 5 anos, aponta estudo
O nosso planeta vive sempre em estado de alerta. Pois cada vez mais existe um clima belicista entre as nações e dentro delas.
O comércio internacional de armas aumentou substancialmente nos últimos cinco anos, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês).
De acordo com o levantamento, o comércio de armas aumentou 24% entre 2007 e 2011, sobretudo por conta da militarização empreendida pelos países asiáticos. Leia AQUI
Os Estados Unidos permanecem como o maior exportador mundial, seguido de Rússia, Alemanha, França e Grã-Bretanha. São sempre os mesmo que, para se manterem no poder do mundo, têm de recorrer a força e ao intimidamento.
A Índia se tornou o maior importador de armas do mundo, seguida de Coreia do Sul, Paquistão, China e Cingapura.
Segundo os autores do estudo, a Índia ultrapassou a China como maior comprador graças em grande parte ao fato de que a indústria bélica chinesa cresceu muito nos últimos cinco anos.
As armas compradas pelos indianos representaram 10% do comércio mundial no período analisado.
O relatório dá assim um novo sinal da corrida armamentista na Ásia. Um estudo também divulgado neste mês por um centro de estudos de Londres indicava que os gastos militares asiáticos superarão os europeus pela primeira vez em 2012.
Stephanie Blencker, da Sipri, afirmou que a China está a ponto de entrar no grupo dos cinco maiores vendedores de armas do mundo, sobretudo por conta de suas vendas ao Paquistão.
Mas seus motivos não são puramente financeiros, segundo ela. A China teria também como objetivo, ao elevar suas exportações de armas, aumentar sua influência.
Porém Blenckner observa que a diferença entre a quantidade de armas vendidas pelos Estados Unidos e pela China ainda é muito grande.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 19, 2012 0 comentários
domingo, 18 de março de 2012
+ Considerações sobre a "revitalização" da Orla do Guaíba
Sou frequentador assíduo da Orla do Guaíba. Moro no Centro Histírico e diariamente estou ali, fazendo meus exercícios físicos, correndo, andando de bike, caminhando ou, simplesmente, apreciando a paisagem.
Ontem, domingo, ao contrário do que se diz, de que a população não usa a Orla, mais de vinte mil portoalegrenses estavam usufruindo este local. É uma falácia dizer que, somente com a tal "revitalização" é que a população vai estar presente. O POVO JÁ ESTÁ CURTINDO A ORLA DO GUAÍBA.
Então, quero aqui acrescentar que, a qualificação dos espaços públicos de Porto Alegre, são uma necessidade. E claro que a Orla precisa de melhorias.
Mas me digam, onde foi parar a concessão da Orla di Guaíba para a Pepsi?
Pois é, nestes últimos anos se vê, em qualquer lugar onde se vá, o estado de abandono dos equipamentos públicos, a sujeira, a falta de segurança... o desleixo por parte da prefeitura. e a Orla é um destes lugares.
Trago aqui então, mais alumas considerações sobre o projeto para a tal revitalização de 1,5 km da Orla do Guaíba.
Por que não contratar arquitetos de Porto Alegre para elaborar um projeto destes?
Sim, pois alguém que conhece o local, tem muito mais condições de elaborar algo que realmente vá ao encontro dos anseios da população da cidade. Jaime Lerner, mora e sempre viveu em Curitiba, portanto, outra realidade.
Porque não previlegiar o verde e sim o concreto?
Bom... esta é óbvia: plantar árvores não dá lucro.
Por outro lado, numa cidade como Porto Alegre que, no verão é muito quente e, no inverno, muito fria e úmida, fica claro que, o concreto, vai dificultar (e não promover) a ocupação pela população da Orla do Guaíba.
O interessante naquele local, no verão, é o clima mais ameno com a vegetação que, ao contrário, com o concreto, vai aquecer e afastar seus frequentadores. No inverno, convenhamos, será um gelo...
Para quê "bolinhas de gude" na pista?
Quem vai utilizar (segundo seus idealizadores) frequentar 24 horas por dia a Orla?
Espero que haja mudanças no projeto, pois a Orla precisa sim, de melhorias, mas que integrem o verde e a convivência com a natureza.
Em pempo: quem vai num domingo a tardinha verá, que é bem frequentada, muita gente. Não são necessárias obras faraônicas, tal como gosta o nosso prefeito Fortunati.
O projeto, na realidade, visa o lucro, e não as pessoas. Aí... todo mundo é engambelado, tal qual a revitalização da Orla pela Pepsi.
Postado por Mario Rangel às domingo, março 18, 2012 0 comentários
Mais uma barberagem: vaza petróleo em outro poço da Chevron,
Mais uma vez a chevron comete barberagem na Bacia de Campos. Mais uma vez vaza petróleo de um poço desta empresa americana (a qual, o ex-candidato a presidência do Brasil, José Serra, queria entregar o Pré-Sal).
Agora a Chevron diz que vai parar com suas atividades em território brasileiro (espero que a justiça não faça como fez com os pilotos do Legacy que chocou-se com um avião da Gol na Amazônia... deixou-os ir embora do Brasil).
Mas parece que agora, pelo menos por enquanto, eles não poderão deixar o País:
Liminar concedida pelo juiz Vlamir Costa Magalhães (leia AQUI), da 4ª Vara Federal Criminal, no Rio de Janeiro, impede a saída do país de 17 executivos e profissionais da Chevron Brasil e da Transocean Brasil, sem que haja autorização judicial. Entre os nomes está o do presidente da Chevron Brasil Petróleo, George Raymond Buck III, de origem americana. A decisão atende a pedido do procurador da República em Campos, Eduardo Santos de Oliveira.
Postado por Mario Rangel às domingo, março 18, 2012 0 comentários
sexta-feira, 16 de março de 2012
A Geografia brasileira perde seu maior representante: Morreu Aziz Ab'Saber
Aziz Nacib Ab'Saber, um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental, morreu na manhã desta sexta-feira, às 10h20. Ele tinha 87 anos. Leia AQUI
Assisti uma palestra do velho mestre no Encontro Nacional de Geografos em 2007, em São Paulo. Uma pessoa simples mas forte em suas idéias. Ele foi um grande estudioso do território brasileiro, seu clima, vegetação e da nossa sociedade. Mesmo eu não concorde com alguas de suas teses, é inegável o seu valor.
Se foi o mestre...
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 16, 2012 0 comentários
A polêmica dos crucifíxos nas dependências do Judiciário.
Quanta energia gasta em vão. O judiciário entupido de processos esperando serem julgados, as pessoas eperando as decisões, e eles discutindo se tira ou volta o crucifíxo.
O estado é laico, e o crucifíxo é um símbolo religioso. Então, nada mais justo que a ausência deste símbolo religioso das dependencias do Judiciário e, extendendo a medida, em qualquer dependência de órgãos do Estado. E mai, este símbolo, é a todo momento mal usado, pejorado (ver foto a cima)...
Mas por outro lado, não vejo o porquê não deixá-lo pendurado nas suas paredes. Isso não muda nada. Se ele for retirado, vai agilizar os julgamentos... NÃO. Se ele ficar, vai agilizar... NÃO.
Mas daí teremos de pendurar os símbolos de outras religiões, não é?
Sei muito bem a história... sou adépto da filosofia cristã. Cristo foi um grande homem, quem sabe até mesmo um avatar, um salvador, mas não foi ele que criou o crucifixo... foi a Igreja Católoca Apostólica Romana, que na Idade Média matou milhões de pessoas nas Cruzadas, na Santa(?) Inquisição, apoiou as ditaduras e outras coisinhas mais.
Tudo uma grande bobagem. Um conservadorismo exacerbado que somente divide as pessoas. Num mundo cheio de injustiças, violência, guerras... mais uma cisânia é imposta ao povo. Os que são contra e os que são a favor.
Eu lembro então de uma letra do Nei Lisboa:
Prá vajar no cosmos não precisa gasolina.
Eu visito estrelas
Lendas, profecias
Procurando um verso
Que dissesse tudo
A verdade da galáxia
Se algum dia o sol vai derreter
E o povo passa fome
O povo quer comer
Eu solto tudo aqui de cima
Jogo tudo pro céu
Desarmo com carinho as armadilhas
Que entravam meu caminho
A uma vida natural
Mas sempre tem um grilo
Cri-cri-cricando meu prazer
O povo passa fome
O povo quer comer
Barões, fragatas, plutônios,
Neurônios explosivos
Não impedirão
Que o ciclo evolutivo do planeta
Cumpra o seu dever
Mas dando no que der
Já sei que um dia vou morrer
E o povo...
Ah, o povo...
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 16, 2012 1 comentários
quarta-feira, 14 de março de 2012
Prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PDT) contrata Jaime Lerner (PDT) para encher de concreto a orla do Guaíba.
Um absurdo o que está ocorrendo em Porto Alegre. Uma cidade de concreto e asfalto, com poucas áreas verdes para resfriar o clima urbano, decide colocar mais concreto ainda na cidade.
Mas é óbvio, pois plantar árvores e grama, não dá lucro.
O arquiteto Jaime Lerner apresentou, na última quarta-feira (15), o projeto para a revitalização da orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, durante uma reunião da Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge). O projeto prevê espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública. (leia AQUI)
Segundo a matéria, Praticamente todo o trajeto de 1,5 km contará com arquibancadas formadas a partir do relevo natural do terreno, criando espaços de convivência. Concentradas nas pontas e no centro do trajeto, as arquibancadas seguirão o curso do rio, criando formas onduladas. O projeto ainda prevê a iluminação de toda a área, para que a região da orla possa ser utilizada nas 24 horas do dia.
Para o chão, o arquiteto propôs o emprego de pavimento de concreto com bolas de gude. Em contraste com a iluminação inclinada, as bolas de vidro refletirão os raios de luz. A vegetação será adequada para que, ao nível da rua, não haja interferência visual. Essa, inclusive, é uma das principais características buscadas pelo arquiteto.
Uma das premissas do projeto era evitar altos custos de manutenção. Por isso, o arquiteto dispensou grandes instalações e favoreceu os espaços abertos, que transformam o local em um parque. "Criamos um projeto de ecoarquitetura, que aproxima as pessoas e fortalece a ideia de um parque no local", enfatizou Lerner, que já é responsável, em parceria com o escritório espanhol b720, pelo projeto de revitalização do Cais Mauá, situado bem próximo da orla.
Segundo a prefeitura, a partir de agora será iniciado o processo de Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) para a primeira etapa de revitalização da orla. A previsão é de que a prefeitura abra licitação para a execução das obras até o final deste semestre.
É um absurdo, um projeto megalomaníaco do Prefeito medíocre de Porto Alegre. Quer fazer nome com obras faraônias e se esquece do principal, as pessoas e a natureza.
Indo na contra-mão das tendências mundiais, Fortunati que encher de concreto a orla do Guaíba, bolinhas de gude, e outras porcarias, só para encher os bolsos dos amigos de dinheiro.
S.O.S Orla do Guaíba, não podemos deixar que isso se concretize
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 14, 2012 6 comentários
segunda-feira, 12 de março de 2012
Após um ano do tsunami no Japão, os problemas continuam... e graves.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 12, 2012 0 comentários