sexta-feira, 30 de março de 2007
Quem e o quê está por traz do planejamento familiar?
Em uma breve investigação na internet, no site oficial do Governo Gaúcho – http://www.rs.gov.br/ – para ver o quê e quem está por traz da “castração” de pobres pude contatar que, o tal programa de planejamento familiar, está, principalmente fundamentado e impulsionado, pela idéias de um fabricante de salsichas, presidente de uma ONG chamada Brasil Sem Grades - http://www.brasilsemgrades.org.br/ – Luiz Oderich. Esse senhor teve o infortúnio de perder o filho em um assalto e, desde lá, revoltado com a morte do herdeiro, se atirou de corpo e alma em uma cruzada conta a violência, tendo como lema a “paternidade responsável”, até aí, tudo bem mas, percorrendo o site, nota-se um viés elitista, onde supõe que o filho do pobre, onde geralmente o pai seria mais ausente, é o responsável pela violência reinante.
O tom do discurso de Luiz Oderich, pode rer comprovado em uma palestra proferida durante o 2º Fórum de Planejamento Familiar organizado pela ONG Brasil sem Grades, que é o seguinte: “A desorganização das famílias é uma questão que precisa ser melhor trabalhada porque é terreno fértil para possíveis jovens delinqüentes. Vamos pressionar o poder público, hospitais e serviços para que façam a sua parte. Fazer passeata pela paz já não adianta” - argumenta.
Vamos decifrar as suas palavras. Temos de mandar castrar essa gente.
No site oficial do Governo Yeda, está um trecho do discurso da Governadora durante o lançamento do programa, que reproduzo: "A falta de planejamento familiar recai com mais força em mulheres e crianças de famílias mais pobres. E isto, nos leva a vir aqui a dar todo o apoio e colocar o governo à disposição e fazer com que o planejamento familiar seja incluído como uma questão de desenvolvimento social e pessoal".
E o que nos resta? Como podemos protestar contra essa insensatez? Boicotemos os produtos Oderich. Esse pessoal está superando os nazistas e o mito da raça superior. Onde está a liberdade? As pessoas é que devem escolher o seu destino e sociedade deve prover o sustento dos seus filhos, indistintamente.
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 30, 2007 0 comentários
Não existe nenhuma justificativa
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 30, 2007 0 comentários
É sempre os pobres!
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 30, 2007 0 comentários
quinta-feira, 29 de março de 2007
Luta contra a plasticomania ganha força na Europa
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, março 29, 2007 1 comentários
Intolerância da UNB
Segundo matéria de hoje no Correio Braziliense, o alojamento destinado a estudantes vindos, através de intercâmbio de países africanos, sofreu um incêndio criminoso nesta madrugada. Toalhas embebidas em gasolina foram queimadas nas portas dos alojamentos do CEU – Casa do Estudante Universitário da Universidade de Basíilia. Em fevereiro, o mesmo alojamento, já avia sido alvo de pichação de cunho agressivo contra estrangeiros na UNB. A Polícia Federal está investigando o caso e já tem suspeitos.
É uma pena que a lei anti-terror, que está em tramitação no Congresso Nacional, ainda não foi aprovada. Pois seria uma boa oportunidade de se mostrar para aqueles que são intolerantes com a diversidade, que não há mais espaço para esse tipo de comportamento e pensassem melhor sobre seus atos insanos.
A notícia completa pode ser lida em: http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=324595
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, março 29, 2007 1 comentários
A aventura humana, uma história de dominação.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, março 29, 2007 0 comentários
O Rio Grande do Sul, não merece!
Os governantes não podem gerir o Estado, tal qual está sendo feito pala nossa Governadora, como uma empresa a ser “saneada”. O Estado não está aí para “dar lucro”. Estamos vivendo o início da derrocada, onde a economia estagnada do Rio Grande do Sul, vai fazer com que, em pouco tempo, todos os serviços não mais funcionem a contento, causando mais exclusão social. Neste cenário, somente terão acesso à educação, saúde, e segurança, que puder por isso pagar.
A insensibilidade da Tia Yeda e seus soldadinhos de chumbo, não dá e não dará ouvidos aos reclames do povo, que já se ouve nas ruas como um murmúrio. Ontem, já se iniciou um movimento de rebeldia, frente ao Palácio Piratiní, contra o que é apresentado aos funcionários responsáveis pelos serviços essenciais à população e com o desmonte do serviço público estadual.
Esperamos que, se nada mudar, essa rebeldia se avolume e mostre que não vamos ficar calados e assistirmos o nosso próprio fim. O Rio Grande do Sul, pela sua história de vanguarda e luta, há de mostrar a força do seu povo.
Trancada em seu gabinete refrigerado, essa “nova” dama de ferro, toma medidas contrárias ao que prometeu em sua recente campanha. Foram todas levadas pelo vento. Hoje, a apenas três meses de mandato, vêmos escolas sem professores, alunos sem transporte, hospitais não recebem repasses, policiais sem suas diárias, salários atrasados e, para completar, quer dar início às famigeras privatizações, veementemente negadas, mas que toma forma com a desculpa de sanear as finanças. É! o Rio Grande do Sul, não merece.
Postado por Mario Rangel às quinta-feira, março 29, 2007 0 comentários
quarta-feira, 28 de março de 2007
Especialistas dão idéias para bom uso da água
Fonte: Jornal Hoje (Rede Globo de Televisão) Data: 20/03/2003 Perdas no Brasil atinge 46% da água coletada Para os especialistas, além de evitar a poluição que ameaça as reservas, é preciso investir no reuso da água e acabar com o desperdício, que só no Brasil atinge 46% da água coletada. São Paulo está cercada por rios e represas. Mas a ocupação desordenada e a poluição vão minando as reservas. O Brasil não utiliza nem metade da água potável disponível no país. Mas a grande vilã ainda não é a poluição. Ela perde, de longe, para o desperdício. Quase 30% da água já tratada vai para o ralo dentro do próprio sistema de abastecimento: tubulações antigas, vazamentos e falta de manutenção. Outro tanto se perde na cultura do desperdício. Da mangueira de jardim ao vaso sanitário. `É comum se utilizar em uma descarga 20 litros, quando se poderia utilizar uma caixa acoplada com seis ou quatro litros apenas` - disse o engenheiro ambiental Ivanildo Hespanhol. Uma saída seria reaproveitar as sobras. Em uma casa em Sorocaba, interior de São Paulo, toda água já utilizada passa por um tratamento e vai para uma caixa d’água separada. `Essa caixa d’água serve todos os vasos sanitários e as torneiras de limpeza da casa` - explicou o dono da casa André Rubini Sobanski. O sistema permitiu a economia de oito mil litros por mês, quarenta por cento do consumo da casa. Uma solução que poderia existir em larga escala. No sistema de reuso, o esgoto passa por um tratamento semelhante ao da água potável. O líquido final pode ser utilizado em serviço de limpeza e na indústria e custa três vezes menos. Em uma fábrica de São Paulo é com água reaproveitada que são tingidas toneladas de fios e linhas de costura. A economia na conta foi de 70%. `Ë claro que o custo dela é muito inferior. Então, estamos trabalhando nesse sentido, preservando o meio ambiente e também reduzindo os custos da empresa` - falou o gerente da empresa Mário Alves Rodrigues. Por enquanto, a água reutilizada só é fornecida para empresas e prefeituras do Estado de São Paulo. Para que o uso fosse geral seria necessária uma rede própria de abastecimento. Um futuro inevitável. `A parcimônia no uso da água e o reuso são palavras chaves hoje. Nós temos que imediatamente começar a aplicar` - falou Hespanhol.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 28, 2007 1 comentários
Será que estamos todos dementes?
Não há desculpas, a nossa demência cresce a cada dia. Ela cresce quando tentamos julgar e rotular seres humanos. As lutas de classe vêm desde a antigüidade, os movimentos libertários, a luta pelos direitos, que estão escritos na história do mundo, hoje são tratados como atos de bravura, heroísmo e patriotismo.
Dizer que os movimentos populares que hoje se desenrolam no Brasil, e no Mundo, tratam-se de baderna, que são desrespeito às leis ou até mesmo que são desocupados que não querem trabalhar, isso é que é demência. Se existe por parte destes movimentos dureza nas suas palavras e ações, é por quê existe igual má vontade e intolerância em resolve-los por parta sociedade. Se agora os conflitos oriundos das lutas populares estão mais evidentes, mais na mídia. É por quê, durante décadas, a sociedade brasileira e a sua elite, não deram ouvidos ao reclames do povo.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 28, 2007 0 comentários
terça-feira, 27 de março de 2007
Lá vem o Deserto Verde!
Falo isso porque no nosso Estado (falido), a bola da vez na atração de investimentos á o plantio da monocultura do pinus e do eucalipto, destinados para a fabricação do papel. Sendo assim, facilitando ao máximo, o deputado Nelson Härter (PMDB) quer jogar para 2011 o prazo para conclusão do zoneamento para o plantio de eucalipto e piuns no RS. Se fosse uma luta, é como se a regra do combate fosse estabelecida depois do nocaute. Isto é depois de plantado, ninguém vai querer arrancar.
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 27, 2007 0 comentários
O "novo jeito" da educação
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 27, 2007 0 comentários
segunda-feira, 26 de março de 2007
Aniversário de Porto Alegre, comemorar o quê?
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 26, 2007 0 comentários
Governadora tucana, mostra para que veio.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 26, 2007 0 comentários
sexta-feira, 23 de março de 2007
Aqui no centro da cidade, nos lugares onde andei, as opiniões se dividem, é óbvio imperando sempre uma visão burguesa. Mas deixando isso de lado, o que vi é que há muita desinformação ou, má informação. Pois a mídia sempre tratou esse tipo de assunto, resguardando o interesse do seu patrão –o capital.
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 23, 2007 0 comentários
O Gran Circo Gaúcho.
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 23, 2007 0 comentários
terça-feira, 20 de março de 2007
Para onde vai o orgulho gaúcho?
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 20, 2007 0 comentários
segunda-feira, 19 de março de 2007
O que vamos fazer a respeito?
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 19, 2007 0 comentários
sexta-feira, 16 de março de 2007
DEGELO NO ÁRTICO ATINGE PONTO CRÍTICO
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 16, 2007 0 comentários
quarta-feira, 14 de março de 2007
As redes do poder – o papel da mídia.
Postado por Mario Rangel às quarta-feira, março 14, 2007 1 comentários
terça-feira, 13 de março de 2007
O mapa da (in)segurança.
Postado por Mario Rangel às terça-feira, março 13, 2007 0 comentários
segunda-feira, 12 de março de 2007
Brasil x EUA - muita coisa mudou.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 12, 2007 0 comentários
ONU: Apenas 2% da população detêm metade da riqueza mundial
Dois por cento dos adultos do planeta detêm mais de metade da riqueza mundial, incluindo propriedades e ativos financeiros, revelou um estudo realizado por um instituto de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgado nesta terça-feira (5/12).
Apesar de a renda global estar distribuída de forma desigual, a distribuição da riqueza é ainda mais distorcida, afirmou o estudo do Instituto Mundial de Pesquisa sobre a Economia do Desenvolvimento, da Universidade das Nações Unidas.
"A riqueza está fortemente concentrada na América do Norte, na Europa e nos países de alta renda da Ásia e do Pacífico. Os moradores desses países detêm juntos quase 90% do total da riqueza do planeta", disse a pesquisa.
O instituto, com sede em Helsinque, afirmou que o estudo era o primeiro de abrangência mundial a respeito da questão, para a qual há poucos dados disponíveis. "Nós calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global enquanto os 50% mais pobres, 1%", disse Anthony Shorrocks, diretor do instituto.
Shorrocks comparou o quadro a uma situação hipotética em que, de um grupo de dez pessoas, uma teria US$ 99 e as demais, apenas US$ 1 dólar. "Se pensarmos que a renda vem sendo distribuída de forma desigual, a riqueza está distribuída de forma ainda mais desigual", disse o diretor do instituto.
Segundo o estudo, em 2000, um casal precisava de um patrimônio de US$ 1 milhão para estar entre o 1% de mais ricos do mundo, grupo que reúne 37 milhões de pessoas. Mais de metade dessas pessoas moram nos EUA ou no Japão.
O estudo descobriu também que um patrimônio líquido de US$ 2.200 por adulto colocaria uma família na metade superior da distribuição de riqueza.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 12, 2007 0 comentários
A Teoria de Gaia - a Terra, um planeta doente.
Neste fim de semana, iniciei a leitura do livro Gaia – Cura para um planeta doente de James Loveloke. Pelo que pude observar, passando os olhos “por cima”, pode-se ver que se trata de um trabalho com base científica, em que, o autor vê a Terra como uma senhora de meia idade, que já sofreu de vários percalços durante a sua vida, mas que, atualmente, encontra-se enferma - gravemente enferma, precisando de um médico planetário. Sua abordagem não é mítica, trata a Terra do ponto de vista de sua fisiologia, analisando-a como um sistema auto-regulável, que está em crise. Essa crise se mostra, principalmente, através do clima. Como se esse desajuste fosse o sintoma de algo grave que está a ocorrer e que deve se agravar. Quem tem interesse no assunto pode adquirir o livro sem medo, não se trata de simplesmente aceitar as suas idéias, mas discutir o que é proposto.
Postado por Mario Rangel às segunda-feira, março 12, 2007 0 comentários
sexta-feira, 9 de março de 2007
Vamos começar assim!
Neste primeiro post, quero me apresentar e dizer a todos que, por acaso ou intencinalmente, acessarem esse blog, não estou querendo criar nehuma polêmica, e sim uma intensa discussão sobre o mundo na ótica geográfica. Assim, a Geografia que quero é aquela que está presente no nosso cotidiano, das coisas, dos homens, da Natureza. Não sou e nem pretendo ser o "dono" da verdade, pelo contrário, quero sempre aprender.
Sou geógrafo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, professor de Geografia do Curso Pré-Vestibular Popular de Porto Alegre (mais adiante falo disso). Além disso sou Técnico em Hidrologia da Cia. Riograndense de Saneamento - CORSAN. Sou também Artesão e exponho minhas jóias no Brique da Redenção todos os domingos. Toco um violão de vez em quando (pouca coisa).
Nasci em Porto Alegre - RS em 1956 (faz tempo), mas me sinto um jovem. Atualmente estou me dedicando ao curso de Mestrado em Geografia na área de Análise Ambiental, também pela UFRGS. Sou diretor de Divulgação e Imprensa de Organização Não-Governamental para a Educação Popular, que promove o Curso Pré-Vestibular Popular. Sou Gremista. Gosto de música (mais de música instrumental - jazz). Arte. Fotografia. Viajar. Partico esportes (faço academia). Gosto de uma cervejinha com os amigos e sair com a Luciane (aquela que me agüenta) e tenho uma filha, a Sussila. Bom, espero que tenha dito o principal.
Então, aqui nesse espaço, vai pintar um pouco de tudo isso. Com prioridade para a Geografia e a crítica ao que acontece, poderia acontecer, não acontece ou faz de conta que acontece. Do nosso dia-a-dia, na Cidade - Porto Alegre, no Estado - RS, no Brasil e no Mundo. Espero que eu possa contribuir, de alguma forma, na coscientização de que temos de saber onde estamos e o que podemos fazer para melhorar o nosso Mundo
Postado por Mario Rangel às sexta-feira, março 09, 2007 1 comentários