segunda-feira, 30 de abril de 2012

1962/2012 - Cinquentenário de Brasilia

construcao-de-brasilia-antiga-2

Dia 21 de abril de 2012, cinquenta anos da fundação de Brasilia. Uma cidade projetada e forjada a suor e sangue no Cerrado, no Planalto Central de Brasil. Inalgurada pelo então presidente Jucelino Kubitschek, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Rio de Janeiro e Salvador.

Foi projetada pelo urbalista Lúcio Costa e com inúmeros prédios construídos conforme projetos de Oscar Niemeyer.

Mas o sonho de levar a capital do Brasil para o interior é de muito antes. Desde a primeira constituição republicana de 1891, havia um dispositivo que previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, determinando como "pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14 400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal". (leia AQUI)

Dia do Trabalho, 1º de maio com 202 milhões de desempregados no mundo


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. (leia AQUI)
 
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.
O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
Mas podemos ver, diante das graves notícias que vêm da Europa, não é um dia muito favorável a comemorações. É sim um dia de alerta.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou neste domingo, em Genebra, na Suíça, seu relatório de perspectivas do emprego para 2012. A Organização prevê que, até o final do ano, deverá passar de 202 milhões o número de pessoas desempregadas em todo o mundo, um aumento de 6 milhões em relação a 2011. 
A estagnação da economia mundial pode levar milhões de pessoas a perderem seus empregos. E o pior é que, com a perda destes empregos, mais estagnação e, consequentemente, mais desemprego.

O primeiro de maio, antes de um dia de comemoração... um dia de felexão e luta.

Código Floestal: a ganância suplanta a vida



Foi aprovado o "novo" Código Florestal pela Câmara Federal.

A aprovação foi uma vitória do latifúndio, dos desmatadores, dos insanos, dos assasssinos da vida. Sim, assassinos da vida, pois na ância de ganharem cada vêz mais, destróem o nosso futuro.

Eu não esperava que o Código fosse salvar a natureza. Ao contrário, pois em tudo que o homem "mete a mão", dá nisso: destruição e desgraça para a todos.

Mas, também, penso que nem tudo está perdido. A adversidade sempre se mostra indutora da resistência e da luta por um mundo melhor, mais fraterno.

Reproduzo aqui um post do RS Urgente (AQUI)

Assim, em busca de tentar mudar o que foi aprovado, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne mais de 200 instituições, divulgou nota nesta sexta-feira, manifestando sua “profunda indignação” com a aprovação, na Câmara dos Deputados, das alterações no Código Florestal. “A aprovação do relatório do deputado Paulo Piau representa o maior retrocesso na legislação ambiental na história do País”, diz a nota.

Leia a íntegra do documento:

O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável manifesta sua profunda indignação com a aprovação do projeto de Código Florestal pela Câmara dos Deputados em 25 de abril. A aprovação do relatório do deputado Paulo Piau representa o maior retrocesso na legislação ambiental na história do País.

Se o texto aprovado pelo Senado já significava anistia aos desmatamentos ilegais e incentivos a novos desmatamentos, os deputados conseguiram o que parecia impossível: torná-lo ainda pior. O texto revisado pela Câmara dos Deputados, além de ferir os princípios constitucionais da isonomia, da função social da propriedade e da proibição de retrocessos em matéria de direitos fundamentais, fere frontalmente o interesse nacional.

Usando hipocritamente o discurso de defesa dos pequenos proprietários, os deputados derrubaram as poucas melhorias que o Senado efetuou e aprovaram um texto que apresenta incentivos reais a novos desmatamentos, inclusive em nascentes e outras áreas de produção de água, ocupações em manguezais (apicuns), e permite benefícios econômicos mesmo para quem continuar a desmatar ilegalmente.

Considerando a inconstitucionalidade do projeto e a contrariedade ao interesse nacional, que trazem perversos impactos na vida de todos brasileiros, confiamos e apoiamos o compromisso da presidenta Dilma de não aceitar anistia a crimes ambientais, redução de área de preservação permanente e incentivos aos desmatamentos, o que só ocorrerá com o Veto Total ao projeto aprovado na Câmara.

Brasília, 26 de abril de 2012
Comitê Brasil em Defesa das Florestas
e do Desenvolvimento Sustentável

Para onde vai o capitalismo? Desempregados no mundo em 2012 serão mais de 202 milhões


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou neste domingo, em Genebra, na Suíça, seu relatório de perspectivas do emprego para 2012. A Organização prevê que, até o final do ano, deverá passar de 202 milhões o número de pessoas desempregadas em todo o mundo, um aumento de 6 milhões em relação a 2011. (leia AQUI)

O prognóstico é de que o índice cresça 6,1% em 2012. Para 2013, a previsão é de que o crescimento seja de 6,2%. Até 2016, 210 milhões de pessoas ainda estarão à procura de emprego, apesar da retomada paulatina do crescimento econômico.


Para a OIT, é pouco provável que a economia cresça em um ritmo suficiente nos próximos anos para cobrir o atual déficit de empregos. "O déficit de empregos caminha em paralelo a um déficit prolongado de investimentos, outro sinal de que a crise entrou em uma nova fase", afirmaram os técnicos da organização.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Com economia em recessão, Espanha amarga desemprego de 24,44%.


A crise do capitalismo globalizado, que afeta, principalmente, a Europa, agrava-se a cada dia. Nos países mais, digamoss, pobres da Europa, são os que mais sofrem com suas dívidas, que paralizam a economia, levando ao desespero milhões de pessoas pelo crescente desemprego.

Segundo a Agência EFE (leia AQUI), o número de desempregados na Espanha aumentou em 365.900 pessoas no primeiro trimestre deste ano, chegando a 5.639.500, o que representa um índice médio de 24,44% da população ativa e um novo recorde.

Segundo a Enquete de População Ativa (EPA) publicada nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre do ano a ocupação diminuiu em 374.300 pessoas, a 17.433.200 trabalhadores, com uma taxa de atividade de 59,94%.

A Espanha supera em muitos pontos a média de desemprego da União Europeia, que é de 10,2% - 10,8% nos países da zona do euro -, segundo os últimos dados do escritório de estatística europeu, a Eurostat, divulgados em 2 de abril.

Na Europa, o país é seguido pela Grécia, onde o desemprego é de 21%, e Portugal, que tem índice de 15%.

O Banco da Espanha confirmou em 23 de abril que a economia do país está novamente em recessão, com uma queda de 0,4% no primeiro trimestre do ano e uma previsão de contração de 1,7% ao longo do ano.

Mas não é somente a Europa que passa pela crise, o mundo inteiro está em ritmo de desaceleração. No Brasil também já são notados claros sinais de contágio, com a queda da atividade industrial e um aumento, mesmo que pequeno, preocupante das taxas de desemprego no País.   



"O Brasil cresce com distribuição de renda", com estas palavras, a Presidenta Dilma, mostra como é que funciona o nosso crescimento.

Prova do acerto do modelo de desenvolvimento implantado desde a entrada de Lula na presidência e seguido pela Dilma, são os dados censitários publicados hoje AQUI:

"A taxa de mortalidade infantil teve redução recorde na última década e chegou a 15,6 mortes de bebês de até um ano de idade por mil nascidos vivos, segundo dados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE. O índice é 47,5% menor que os 29,7 por mil registrados em 2000. Antes do período 2000-2010, a maior queda tinha acontecido entre 1970 e 1980, quando a taxa de mortalidade infantil caiu 39,3%, passando de 113 óbitos por mil nascidos vivos para 69,1 por mil. Desde 1960 (131 mortes por mil nascidos vivos) a 2010, a redução foi de 88%".

Fórmula do IBGE:

fórmula



Este dado é muito significativo, pois demonstra que as populações desassistidas financeiramente, os pobre, têm maior acesso a saúde a alimentação.

Bom prá todos nós.






Conheça os 17 deputados gaúchos que votaram a favor da destruição do meio ambiente


Dezessete deputados federais do Rio Grande do Sul participaram ontem da vergonhosa aprovação de mudanças irresponsáveis no Código Florestal. Todas as mudanças obedecem a uma mesma lógica: a primazia de interesses econômicos sobre princípios básicos de preservação ambiental.

Com argumentos tacanhos que têm em comum uma abissal ignorância e desprezo sobre questões ambientais e uma concepção utilitarista da natureza, esses deputados deram sua contribuição para o agravamento de diversos problemas ambientais (e sociais) no Brasil. Saiba quais são algumas das mudanças aprovadas pelos deputados ligados à bancada do agronegócio, lembrando que a dívida dos proprietários rurais que descumpriram a legislação atual alcança hoje cerca de R$ 30 milhões:

- Anistia a produtores que desmataram florestas nas proximidades de rios. A medida beneficia os proprietários de terra que desmataram os 30 m das Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 m de largura, segundo as normas estabelecidas em 1989. Eles ficam liberados da obrigação de recuperar totalmente a área degradada. Terão de replantar apenas 15 metros.

- Liberação das Áreas de Preservação Permanente em topos de morros para exploração.

- Fim da obrigação de divulgar na internet os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro dos imóveis rurais que facilita o monitoramento das produções agropecuárias e a fiscalização de desmatamentos.

- Os estados da Amazônia Legal com mais de 65% do território ocupado por unidades de conservação pública ou terras indígenas poderão diminuir a reserva legal em propriedades em até 50%.

- Áreas ilegalmente desmatadas há mais de uma década, mas hoje com florestas em recuperação serão automaticamente consideradas como produtivas e, assim, poderão ser legalmente desmatadas.

- Retirou-se o conceito de área abandonada, prejudicando a possibilidade de reforma agrária, pois já não haverá terras subutilizadas por especuladores, mas apenas áreas “em descanso”.

Os 17 parlamentares gaúchos que votaram a favor dessas medidas são:

Onyx Lorenzoni (DEM)
Giovani Cherini (PDT)
Alceu Moreira (PMDB)
Darcísio Perondi (PMDB)
Eliseu Padilha (PMDB)
Osmar Terra (PMDB)
Afonso Hann (PP)
Jeronimo Goergen (PP)
Luiz Carlos Heinze (PP)
Renato Molling (PP)
Wilson Covatti (PP)
Alexandre Roso (PSB)
Danrlei de Deus (PSD)
Nelson Marchezan Jr. (PSDB)
Ronaldo Nogueira (PTB)
Sérgio Moraes (PTB)
Assis Melo (PCdoB)

Supremo aprova Cotas Racias por unanimidade: Os racistas foram derrotados.


Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, um dos raros casos de um negro em altos cargos da República.

O STF decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais em universidades são constitucionais. Todos os dez ministros que participaram da votação foram favoráveis ao sistema. O ministro José Antonio Dias Toffoli não votou. Os ministros julgaram ação do DEM contra o sistema que a Universidade de Brasília adotou em 2004, que reserva 20% das vagas a quem se declara negro ou pardo.


Depois do julgamento, procurei o assunto na Internet e o que eu vi foi, pura deinformação e racismo, como era de se esperar.
 
Os cometários demonstram que as questões sociais e históricas sobre a relação educação e o negro (raça) foram desastrosas. As universidades sempre foram reduto dos brancos e bem de vida, pois tiveram mais oportunidades do que os pobres e pretos.
 
No meu ponto de vista, sou favotrável a inclusão social das populações desfavorecidas.
 
As cotas raciais e sociais são ações afirmativas que têm prazo de validade. Nos Estados Unidos (um país liberal) também implementou este sistema para democratizar o acesso ao ensino superior, o qual se inspirou o sistema implantado no Brasil. Lá, desde o final da década de 1960, gradativamente, as cotas foram sendo diminuídas, mas até hoje, as universidades norte-americanas mantém sistemas de ingresso por cotas.
 
O DEM, que já foi UDN, ARENA, PFL, um partido de direita, entrou com ação contestando a constitucionalidade do sistema, mas deu com os "burros n'água".

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Código Florestal vai à votação sem acordo entre governo e ruralistas



A cinco dias da votação da reforma do Código Florestal (leia AQUI), "o relator da matéria na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), deu por fracassada a tentativa de negociação com o governo para promover a anistia a desmatadores, como defendem seus colegas ruralistas. O texto, que irá à votação sem acordo, retira da versão aprovada no Senado a exigência de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios".

Quer dizer que é descarada a vontade de deixar as coisas como estão ou... pior.

Vivemos um momento crítico em relação ao meio ambiente e, principalmente em relação a disponibilidade hídrica, daí vem a vontade de um setor, os "ruralistas", sem responsabilidade sobre as merdas que fizeram impunemente contra a natureza durante anos e anos.

"Este texto, visto como meio-termo entre o que defendem ambientalistas e ruralistas, prevê a recuperação de 330 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa, segundo cálculos preliminares.


"Pelo que pude observar, o relator insiste na anistia a desmatadores. Sua proposta traz insegurança jurídica", reagiu a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, após a reunião com Dilma, ao ser questionada sobre a proposta defendida por Piau."

Se for aprovado o texto deste deputado, é porteira aberta, e o fim do que resta de matas ciliares.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MST lembra Eldorado dos Carajás e realiza manifestações em 21 Estados

Ficheiro:Eldorado dos Carajas massacre by Latuff2.jpg

Militantes do MST realizaram ontem manifestações em 21 Estados, para lembrar o assassinato de 19 trabalhadores rurais sem-terra, ocorrido em Eldorado dos Carajás no dia 16 de abril de 1996 (leia AQUI). Em cerca de cem trechos de rodovias, em diferentes partes do País, o trânsito foi bloqueado por alguns minutos.

As sedes de 11 superintendências regionais do Incra, invadidas na segunda-feira, continuavam ocupadas. No balanço geral, um total de 43 propriedades foi invadido nesta semana, segundo balanço do próprio MST.

Em Brasília, os invasores do Ministério do Desenvolvimento Agrário decidiram deixar o edifício. O governo federal havia dito na véspera, por intermédio do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, que não receberia representantes do MST e não negociaria a pauta de reivindicações enquanto perdurasse a invasão da sede do ministério.

O Massacre de Eldorado dos Carajás foi a morte de dezenove sem-terra que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da polícia do estado do Pará.

Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará (leia AQUI). O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.

Os 155 policiais militares que participaram da operação foram indiciados sob acusação de homicídio pelo Inquérito Policial Militar (IPM). Esta decisão foi tomada premeditadamente, pois pela nossa lei penal, não há como punir um grupo, pois a conduta precisa ser individualizada. Como não houve perícia nas armas e projéteis para saber quais policiais atingiram determinadas vítimas, os 19 homicídios e as diversas lesões, permanecem impunes.

Rei da Espanha desperta fúria por viagem de caça à África em meio a crise econômica

Ativistas da ONG Igualdad Animal protestam em frente ao hospital onde o rei Juan Carlos se recupera. Os cartazes mostram fotos de animais com os dizeres "estas são as verdadeiras vítimas da caça"

Enquanto a Espanha oscila à beira de um colapso econômico, o rei do país, Juan Carlos, despertou fúria depois de uma viagem de caça para a África, que só foi descoberta porque ele tropeçou e fraturou o quadril. Por conta do acidente, Juan Carlos precisou ser levado às pressas de volta à capital espanhola, Madri, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência (leia AQUI).

Em resposta à viagem fora de hora, a imprensa espanhola e estrangeira atacou o estilo de vida do monarca, de 74 anos. Vários jornais estamparam imagens de viagens anteriores de Juan Carlos à África, em missões parecidas.

Por isso, uma petição on-line com mais de 70 mil assinaturas exige que o rei da Espanha, Juan Carlos, 74, deixe a presidência de honra do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) espanhol, após a revelação de uma viagem do monarca à Botsuana, na África, para caçar elefantes (leia AQUI).

CRÍTICAS GENERALIZADAS



Além dos ambientalistas, políticos e jornais espanhóis também atacaram o rei por sua viagem, considerada extravagante em tempos de recessão, com o país sofrendo pelo alto nível de desemprego e submetido a medidas de austeridade dolorosas. Alguns comentaristas pedem que ele se desculpe ou até mesmo abdique, deixando o trono para seu filho, Felipe.

"Foi uma viagem irresponsável, no pior momento possível", afirmou o jornal "El Mundo" em editorial. "A imagem de um monarca caçando elefantes na África num momento em que crise econômica cria tantos problemas para os espanhóis é um exemplo muito ruim", emendou.

Eleições na França refletem a crise: Sarkozy perdeu pontos nas pesquisas de opinião e o apoio de políticos importantes


As esperanças do presidente francês, Nicolas Sarkozy, de reeleger-se sofreram um duplo revés, quatro dias antes do primeiro turno da votação (leia AQUI).

Sarkozy perdeu pontos nas pesquisas de opinião e o apoio de políticos importantes, como o ex-ministro de Planejamento Urbano Fadela Amara, que passou para o lado de se principal rival, o socialista François Hollande.

Um levantamento do instituto CSA divulgado na terça-feira à noite indicou que Hollande teria 29% dos votos no primeiro turno --2 pontos a mais do que na sondagem anterior --enquanto Sarkozy ficaria com 24% (2 pontos a menos). No segundo turno, Hollande venceria por uma vantagem de 16 pontos porcentuais.

Sarkozy foi eleito com um discurso de extrema direita que salvaria a França. Os anos se passaram e a tal "salvação" restou somente a decepção. Com medidas xenofóbicas e impopulares, o atual presidente françês vem perdendo apoio do povo e de políticos que já prevêem sua derrota.

Nota: os bancos privados não têm mais saída... vão também baixar os juros.

Depois da polêmica criada na discussão sobre redução do custo dos empréstimos, os bancos privados já indicam que vão aderir à rodada de corte nos juros iniciada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Eles esperam, no entanto, a "poeira baixar" para oferecer taxas e tarifas mais competitivas.

O Brasil é o País com as maiores taxas de juros do mundo e, com a crise financeira internacional que vem desde 2008, o governo que, com isso, tentar deixar a crise mais anena para os brasileiros.

Eu tenho minhas dúvidas, apesar de ver na queda dos juros algo muito positivo, o problema é muito além do mercado interno. A crise não é somente financeira, de liquidêz, é também do próprio sistema, que está cada vêz mais difícil de ter uma solução. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Banqueiros estão apreensivos com a redução dos juros bancários.



Um dos ditos, grandes entraves para o crescimento mais acelerado da economia brasileira, são as altas taxas de juros, segundo a maioria dos "especialistas".

Agora, pelo menos ao que parece, esta visão mudou repentinamente.

Após o anúncio feito pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, de que vão reduzir suas taxas de juros, a gritaria dos bancos privados foi geral e, seguindo a vós do dono, os "especialistas" fazem foram atrás.

Em uma singela, mas significativa matéria da Zero Hora de hoje prova isso (leia AQUI:

Especialistas alertam para riscos com redução de juros em bancos públicos

Convenhamos, isso é lobby contra o que todo o brasileiro quer: poder respirar com o pagamento de menos juros do cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pessoais.

Segundo a matéria, "a redução dos juros pelos bancos públicos em produtos muito usados, como cheque especial e cartão de crédito, precisa ser avaliada com cuidado por quem pretende migrar as dívidas em busca de custos menores.

Conforme os critérios que determinam qual taxa será destinada ao novo cliente, a mudança pode ser muito ou pouco vantajosa, ou até prejudicial, alertam especialistas".
Isso é um absurdo, quem disse isso, que quem "pretende migrar as dívidas em busca de custos menores"
deve tomar cuidado, só pode ser empregado de um banco privado, pois mesmo quem migrar para um juro não tão baixo assim, com certeza, este será bem menor do que ao praticados peos bancos privados.

Seguindo a tendência dos bancos públicos federais, o Banrisul também anunciou que vai reduzer as suas taxas de juros.

Se continuar assim, os bancos privados ficarão com juros de agiotas.

Sony e seus prejuízos: quem perde são os empregados... normal.


A Sony anunciou nesta quinta-feira que vai demitir cerca de 10 mil funcionários, ou 6% dos empregados (leia AQUI).

A gigante japonesa do setor de eletrônicos afirma que as demissões vão acontecer no mundo todo nos próximos 12 meses.

A Sony está tentando diminuir seus prejuízos. Na terça-feira a companhia dobrou a estimativa de prejuízos para este ano, para US$ 6,4 bilhões.

A Sony vem lutando para competir contra empresas como a Samsung, no setor de televisão, e a Apple, no mercado de áudio e telefonia celular.

Se a gente olhar de longe, parece-nos que, dez mil funcionários, é quase nada. Com certeza é pouca gente que vai perder o emprego e engordar a fila dos desempregados se levarmos em consideração que existem em torno de 200 milhões de desmpregado no mundo (leia AQUI).

A desaceleração da economia mundial e a crise do Euro, ainda poderão aumentar estes números neste ano.

No Brasil, como já havia postado AQUI, também está afentando a indústria brasileira. Não somente pelo desaquecimento da economia, mas também pela entrada de produtos produzido nos países asiáticos.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Dar nomes aos bois: de quem é realmente é a culpa do sucatemaneto do órgão ambiental do RS?



Dar nomes aos bois: de quem é realmente a culpa?

No site do jornalista(?) Políbio Braga, são feitas acusações AQUI e AQUI, ao Governo do RS no trato com a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, em que esta seria " casa de passagen do PT" e também que, esta Secretaria, foi sucateada pelo Governo Tarso.
 
O que realmente é verdade:
 
Desde sempre, o meio ambiente é tido como "entrave ao desenvolvimento". Mas a sua preservação é muito importante para o futuro da sociedede, da fauna e da flora do estado.

Mas a ânsia do Sr. Políbio de anti-PT o leva a dizer inverdades, somente para cirticar o governo. Este senhor é um defensor ferrenho da ex-desgovernadora Yeda e de tudo que for contra o PT.

Os fatos:

Ele diz que há descaso do governo em relação ao incêdio ocorrido em duas salas do primeiro andar do prédio onde funciona a SEMA, que interditou o acesso dos funcionários.

Em primeiro lugar, a SEMA, FEPAM e METROPLAN, já retornaram ao prédio que estava interditado esperando laudo do CIENTEC que liberou o retorno.

Ele também parece não saber (ou omitir) este fato, talvez, para atacar Traso.

Se a SEMA está sucateada (e está) não foi por um ano de governo, e sim por longos anos dos governos Rigotto e Yeda, que sempre viram no órgão ambiental, um impecílio em favorecer seus apoiadore$.

A Yeda chegou até ao displante de rasgar o trabalho de longos anos da SEMA que resultaram no Zoneamneto Ambiental do RS, para favorecer o plantio do eucalípto no estado. Esta senhora, que sumiu do mapa, foi responsável pela descaracterização do Pampa, bioma importante que ocupa o sul do RS. 

Quanto a dizer que a SEMA é "casa de passagem" podemos também lembrar que a Yeda, enfiou goela-à-baixo o Brefran Rossato como secretário, e este moço, também não entende nada de meio ambiente e lá foi colocado para ficar na vitrine e acatar as determinações da governadora. Simples assim...

Concordo que o órgão ambiental está sucateado, mas as ações estão sendo tomadas, entre elas está a reestruturação da Secretaria, a realização de contratos emergencias e realização de concurso público, assim como a licitação para a compra de equipamentos (veículos, computadores, móveis, etc.) para dar agilidade a fiscalização ambiental.

Pois é, na sua ira anti-PT, este jornalista(?), somente cai na mentira... e no ridículo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Guaíba está verde: Falta de investimento no tratamento de esgoto é uma das causas para sabor e cheiro ruins da água na Capital.


Nasci e vivo em Porto Alegre a cinco décadas. Mas somente nos últimos anos é que o Guaíba, no verão, tem suas águas a cor do mar: verde.

A causa é simples: a enorme proliferação das cianofícias, em decorrência falta de chuvas regulares, da matéria orgânica em grandes quantidades oriundas dos efluentes domésticos, industriais e das lavouras, a incidência dos raios solares e do calor. Tudo isso é um prato cheio para estas bactérias, que conferem a coloração esverdeada e o cheiro/gosto de terra as águas do Guaíba.

Para ilustrar o que vem ocorrendo (leia AQUI) , o coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, Carlos André Bulhões Mendes, usa a representação de um prédio com 30 andares e dezenas de apartamentos. Imagine que cada um desses apartamentos produza seus resíduos.

Considere que todo esse esgoto seja despejado em um único lugar, no apartamento térreo do zelador. Pois esse zelador seria o Guaíba, que recebe, além do esgoto não tratado da Capital, as águas carregadas de dejetos produzidos nas cidades, indústrias e lavouras que ficam às margens de rios como Jacuí, Sinos e Gravataí.

— Isso vai se repetir pelos próximos 30 anos. É certo, e não preciso de supercomputadores para saber disso, pois não está havendo investimento suficiente em tratamento de esgoto — avalia Mendes.

Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marco Mendonça reconhece a carência de informações sobre os recursos hídricos gaúchos. Ele afirma que até o ano que vem o Plano de Bacias do Lago Guaíba deve estar concluído, identificando fontes poluidoras e as ações necessárias.

A estrema direita brasileira de luto: Demóstenes Torres, o Varão de Plutarco, sai de cena.



A extrema direita perdeu seu porta-voz-mór.

Na tribuna do Senado Federal, Demóstenes Torres sempre foi implacável com a corrupção.

Um dos autores da Lei da Ficha Limpa, defensor da ética, da moral e dos bons costumes. Foi pego com a "boca na botija" em conversas telefônicas combinando atos ilícitos, com o também ílícito Carlinhos Cachoeira, que comandava a máfia dos caça-níqueis de Goias.

Mas não somente ele está nesta falcatrua toda. Deputados, policiais, funcionários públicos, jornalistas e, até mesmo assessores de governador de Goias Marconi Perillo (quem sabe, até este) estavam na folha de pagamentos do bixeiro preso pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal, de quem obtinha informações privilegiadas e favores diversos.

O "nobre" senador Demóstenes Torres, o Varão de Plutarco (homem probo e com relevantes serviços prestados à pátria), que batia nos sem moral e corruptos (sic),  mostrou-se ser um destes.

Um hipócrita. 

Agora, depois de sair do seu partido o DEM (que já foi UDN, ARENA, PDS, PFL) será atirado aos leões.

A extrema direita chora.

Nada como um dia após o outro.  

terça-feira, 3 de abril de 2012

Trinta anos da Guerra das Malvinas: As ilhas continuam gerando discórdia.



Está fazendo 30 anos da Guerra das Malvinas. Um guerra que, apesar de ser legítima, foi provocada pelo governo militar argentino, com o objetivo de fortalecer a ditadura militar no país, dado ao seu enfraquecimento e as pressões internas e externas.

Mas é legítimo sim. A Grã Bretanha ocupou (invadiu) as ilhas num momento de fragilidade da Argentina, durante o processo de independência da Espanha em 1816. 

Durante a Guerra, que vitimou milhares de jovens argentinos, despreparados, que lutaram bravamente contra um exército profissional, equipado e apoiado pelos Estados Unidos, ficou escancarada a fragilidade bélica da Argentina. Seus soldados levavam roupas pesadas contra o frio que restingiam seus movimentos, fuzis obsoletos, e equipamentos defasados. Já os sodados ingleses, roupas leves e térmicas, que deixavam seus movimentos mais livres, armas de última geração, com visão noturna, entre outras tecnologias.

A Argentina sofreu uma acachapante derrota que, desencadeou internamente o final da ditadura militar daquele país.

Mas mesmo assim, hoje, ao governo e a nação Argentina, ainda reivindicam aquela porção de terra no sul do Atlântico. Uma terra inóspita, mas que é estratégica, tanto para a argentina como para os ingleses.